sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

+ PATRIMÓNIO: Visita guiada às obras de Carlos Amarante


A associação Braga +, em parceria com a União de Freguesias de São Lázaro e São João do Souto, organiza, no próximo dia 25 de janeiro, sábado, mais um percurso pelo património bracarense, desta feita percorrendo algumas das obras delineadas por Carlos Amarante

Este percurso, que tem início marcado para as 10h00 na Igreja do Pópulo, terá a duração de 90 minutos e será orientado por Rui Ferreira, contando com passagens pela Igreja dos Terceiros, Igreja do Hospital de São Marcos e pela casa onde nasceu o artista. Será também possível vislumbrar o mais antigo desenho conhecido de Carlos Amarante.  

Carlos Luís Ferreira da Cruz Amarante é um dos nomes maiores da arte bracarense. Nascido em Braga no ano de 1748, veio a falecer no dia 22 de janeiro de 1815 na cidade do Porto, onde está se pultado. 

Entre as obras que legou à cidade de Braga encontra-se a igreja do Hospital de S. Marcos; a fachada da igreja do Pópulo; o templo, terreiro de Moisés e escadório das Virtudes no Bom Jesus do Monte; e o palacete dos Vilhena Coutinho (antigo tribunal), entre outras obras que lhe são atribuídas. Protegido do Arcebispo D. Gaspar de Bragança, deixou uma vasta obra na cidade do Porto para onde foi viver nas duas últimas décadas da sua vida.

A evocação do bracarense, que dá nome ao espaço urbano onde se localiza a sede da União de Freguesias de São Lázaro e São João do Souto, tem um cariz solidário, solicitando-se aos participantes que tragam azeite ou leite para as Conferências Vicentinas da paróquia de São Lázaro

Esta iniciativa conta com a colaboração da Unidade Interparoquial da Sé, São João do Souto e Cividade, Santa Casa da Misericórdia, Irmandade de Nossa Senhora da Torre e da Paróquia de São José de São Lázaro.


Sem comentários:

Enviar um comentário