segunda-feira, 11 de outubro de 2021

+ PATRIMÓNIO: Roteiro Gallaecia Sueva

 


A associação Braga Mais, juntamente com a Academia Galega da Língua Portuguesa e com a Associação Pró Academia Galega da Língua Portuguesa, sediada em Vigo, irá organizar o roteiro pela Gallaecia Sueva, que pretende proporcionar aos participantes um dia inteiro dedicado ao conhecimento sobre este relevante período histórico do noroeste peninsular.

Esta iniciativa vai desenrolar-se em duas etapas: a 23 de outubro em Braga e a 26 de março em Ourense.

O roteiro bracarense, previsto para sábado, 23 de outubro, prevê uma visita a alguns dos vestígios suevos no nosso território. O ponto de encontro está previsto para as 10h00, junto ao Museu D. Diogo de Sousa, onde a comitiva galega se encontrará com os participantes bracarenses.

A primeira etapa do roteiro será no Monte de Santa Marta das Cortiças, onde outrora se implantava um palácio suevo. Seguidamente os participantes descerão até à cidade de Braga onde está prevista uma visita ao Núcleo Interpretativo da História de Braga, instalado na Torre de Menagem (sujeito a confirmação).

Segue-se uma visita ao Museu D. Diogo de Sousa, no qual decorrerá o almoço.

Durante a tarde está agendada uma mesa-redonda a propósito da salvaguarda da memória dos suevos no noroeste peninsular com representantes das associações participantes, seguindo-se a visita à Capela de São Frutuoso e ao Núcleo Museológico de Dume, onde terminará o roteiro.

 As deslocações e outras despesas implicadas ficam à responsabilidade de cada participante.

As inscrições, que incluem o almoço no Museu D. Diogo de Sousa, devem ser efetuadas através do email associacaobragamais@gmail.com até ao dia 20 de outubro.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário