segunda-feira, 10 de outubro de 2022

+ PATRIMÓNIO: Visita Guiada às Portas de Braga

 


A Associação Braga Mais organiza, na manhã do próximo sábado, dia 15 de outubro, uma visita guiada às Portas de Braga. Esta iniciativa, que se integra nas comemorações do 10.º aniversário da associação, tem como ponto de partida o Arco da Porta Nova, pelas 10h00.

O objetivo desta iniciativa é, não apenas explorar a temática das portas na identidade bracarense, mas percorrer as portas mais emblemáticas do património cultural da cidade de Braga, como é o caso da românica Porta do Sol, da antiga porta da Capela de Santana, da porta desenhada por André Soares para a Igreja da Ordem Terceira ou da única porta das muralhas medievais ainda subsistente, embora dissimulada no torreão onde se integra.

Este percurso temático conta também com passagens por uma inédita porta desenhada por Moura Coutinho na tua dos Capelistas e também pela porta de um dos muitos sacrários dos templos bracarenses, que poderá ser vislumbrada no Recolhimento das Convertidas, que se destaca pela peculiaridade da sua iconografia.

Esta visita guiada será complementada com uma exposição de fotografias da autoria de Diogo Vieira, que decorrerá no auditório da Junta de Freguesia de São Victor, cuja inauguração está prevista para o final da visita guiada.

O objetivo do projeto “Portas de Braga”, no qual poderão vir a inserir-se outras iniciativas, é alertas os bracarenses para a valia patrimonial das suas portas, não apenas as mais emblemáticas ou monumentais, mas principalmente os elementos em ferro forjado e vidro, frequentemente desperdiçados em obras de reconstrução ou reabilitação.

No final desta iniciativa terá lugar um almoço de confraternização, assinalando o 10.º aniversário da Braga Mais, no restaurante Relento. Quem pretender inscrever-se pode fazê-lo através do email associacaobragamais@gmail.com até ao dia 12 de outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário