quarta-feira, 20 de novembro de 2019

+ PATRIMÓNIO: Visita Guiada ao antigo Convento da Conceição



A Braga + promove este sábado uma visita guiada ao antigo Convento da Conceição, atual Instituto Monsenhor Airosa, com o propósito de dar a conhecer a história daquela que foi uma das mais relevantes edificações conventuais da cidade de Braga.

A Braga + pretende com esta iniciativa alertar a sociedade civil para a importância da criação de um centro interpretativo naquele espaço, que se destaca do ponto de vista histórico, religioso, patrimonial, mas também no âmbito da história social e da arqueologia industrial.

A visita guiada decorre a partir das 10h00 deste sábado, 23 de novembro, não necessitando de qualquer inscrição prévia. O ponto de encontro será no Largo de Santiago.

O antigo convento de Nossa Senhora da Conceição, hoje Instituto Monsenhor Airosa (IMA), é uma das edificações religiosas mais importantes da cidade de Braga. Localizado na antiga rua dos Pelames, foi fundado em 1625 para albergar as religiosas conceicionistas. A igreja é o grande destaque da edificação conventual e data de 1728. Tem uma fachada lateral onde apenas se destaca a zona frontal do pórtico. O plano do templo saiu das mãos de Manuel Fernandes da Silva, e no seu interior encontra-se um belíssimo conjunto do período nacional do barroco, onde se destacam a rica decoração em talha dourada, do retábulo-mor e retábulos laterais, o púlpito e o órgão. Para além da igreja, a visita inclui passagens pelo coro alto, mirante, claustro e cerca, estando ainda prevista a observação da oficina de teares, um exemplar único do património industrial bracarense.

Esta iniciativa integrará também uma visita à exposição comemorativa dos 150 anos do Colégio da Regeneração, atualmente a decorrer.

Sem comentários:

Enviar um comentário