quinta-feira, 9 de maio de 2013

Mobilidade Sustentável na Cidade de Braga


A Braga+ aceitou o convite lançado à sociedade bracarense e manifestou o seu apoio à “Proposta Para Uma Mobilidade Sustentável”.

A iniciativa foi lançada pelo Braga Ciclável, há cerca de um ano em conjunto com diversas instituições da cidade de Braga, e contempla um conjunto de sugestões para a promoção do uso da bicicleta na cidade e aponta para a necessidade de investir na criação de infraestruturas de apoio a esse meio de transporte.


@


A bicicleta é um meio de transporte não poluente, silencioso, económico e acessível a praticamente todos os cidadãos. A sua utilização contribui para manter um estilo de vida saudável, ajudando a combater problemas como a obesidade e os problemas de saúde a ela associados. Além disso, a bicicleta é muitas vezes, e sobretudo na cidade, bem mais rápida que o automóvel. As suas vantagens no contexto da mobilidade urbana incluem também, e de forma não menos importante, um valioso contributo para a criação e manutenção de interações sociais, que se traduzem, em última análise, numa melhoria significativa da qualidade de vida para os cidadãos.
Em Braga, temos o privilégio de poder beneficiar de uma cidade com condições excecionalmente favoráveis à utilização da bicicleta como meio de transporte: durante a maior parte do ano, o clima é bastante ameno; o acesso aos principais pontos da cidade pode ser feito com pouquíssimos desníveis; existe já uma forte cultura da bicicleta, associada a atividades de lazer e à prática de desporto; e uma parte significativa das deslocações pendulares dos cidadãos são feitas em distâncias curtas. 
Movimento de cidadãos pela Mobilidade Sustentável na Cidade de Braga

Porque acreditamos que a mobilidade sustentável deve ser uma verdadeira política na estruturação de uma cidade, apoiamos esta iniciativa e louvamos os seus autores.

Sem comentários:

Enviar um comentário