domingo, 3 de fevereiro de 2013

+ PATRIMÓNIO: a muralha de Bracara Augusta

Uma das formas como os arqueólogos e investigadores da cidade romana de Bracara Augusta descobriram o traçado da muralha da urbe foi esta fotografia aérea de Braga nos anos 40.
Se a muralha medieval é muito fácil de perceber, dado que as ruas que nasceram coladas ao seu traçado ainda hoje lá estão, já a muralha do período romano encontrava-se mais dissimulada, até porque grande parte da sua área urbana estava ocupada por campos agrícolas.
Consegue descobrir o traçado?

1 comentário:

  1. pelo que tenho andado a investigar, a muralha era muito maior que isto havendo uma primeira muralha que passava pelos montes altos de braga que era o S. Gregório ,passando por Lomar e monte picoto ate montelios e voltando pelas partes altas ate maximinos. So depois e que começaram a construir muralhas dentro destra grande muralha que ocupava os pontos altos, por vezes nao sendo uma muralha erguida ao alto, mas nas inclinações punham a muralha no fim das colinas ,tendo depois pequenas planicies e ficava no fim de cada colina para ser dificil alcançar a planicie,para muitos parecem paredes para nao cair a terra ,mas nao, e mesmo muralha

    ResponderEliminar