quinta-feira, 13 de agosto de 2020

+ PATRIMÓNIO: Percurso Brácaro Especial - Recolhimento das Convertidas

A JovemCoop completa neste mês de agosto mais um aniversário. Por isso mesmo, as associações Braga + e JovemCoop vão realizar um Percurso Brácaro Especial com uma visita guiada digital ao Recolhimento das Convertidas. Esta iniciativa, realizada em parceria com a Junta de Freguesia de São Victor e com os Amigos das Convertidas, decorre este sábado,15 de Agosto, a partir das 10h30, com o propósito de dar a conhecer um lugar do património bracarense que é especial para a nossa associação. A visita pode ser acompanhada a partir da página da JovemCoop no Facebook.

O Recolhimento de Santa Maria Madalena e São Gonçalo, mais conhecido como “Convertidas”, foi uma instituição de cariz assistencial fundada pelo Arcebispo D. Rodrigo de Moura Telles em 1720 sobre uma antiga ermida dedicada aos santos Bartolomeu e Gonçalo. Edifício barroco com a fisionomia de um convento, destinava-se a dar abrigo a «mulheres convertidas a Deus por livre vontade, arrependidas do coração e de seus erros», abrindo as portas a 22 ou 25 de abril de 1722.
Espaço de oração, trabalho e penitência para um número variável de duas a quatro dezenas de recolhidas, funcionava como uma comunidade religiosa, embora as motivações para as entradas fossem diversas. As expulsões e fugas eram frequentes. Com regente e capelão, a instituição viu revista a sua missão em sucessivas ocasiões, mantendo, todavia, o seu âmbito assistencial junto da população feminina.
Desde 1884 sob a alçada do Governo Civil, fechou as portas em 1999 devido ao estado de degradação em que se encontrava. Em 2012 foi classificado como Monumento de Interesse Público e em 2014 foi preservado e inventariado todo o seu espólio.

Sem comentários:

Enviar um comentário