As Festas de São João são um momento de particular ênfase no calendário anual de qualquer bracarense. São ainda, pela sua história e tradição, uma altura em que bracarenses rurais e urbanos se unem em torno dos seus símbolos e identidade.
Por isso mesmo, e dadas as ausentes oportunidades de aprofundamento destes temas, a Braga + e a JovemCoop , em colaboração com a Associação de Festas de São João, vão promover duas iniciativas que visam um conhecimento maior das festas sanjoaninas.
Esta quinta-feira, dia 19 de junho, a partir das 21h15 vai decorrer uma sessão sobre a história destas festas intitulada "O São João é de Braga", que vai ser animada pelos CABçudos - Grupo de Música Popular do Centro Académico de Braga. A iniciativa realiza-se no auditório do antigo Hospital de S. Marcos e servirá de lançamento da segunda edição do livro "O São João é de Braga", da autoria de Rui Ferreira.
No próximo sábado, pelas 10h00, no largo junto ao lar D. Pedro (avenida Central), daremos início a uma actividade que visa conhecermos melhor os locais que ao longo da história foram palco das Festas de São João. A iniciativa vai terminar no parque da Ponte, após passagem por alguns dos pontos mais relevantes da memória colectiva bracarense, como é o caso da antiga praça do Pão, Carvalheiras, São João do Souto ou Campo dos Touros.
Sem comentários:
Enviar um comentário