quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

+ PATRIMÓNIO: percurso pelas 7 Maravilhas do Barroco em Braga


As associações Braga + e JovemCoop organizam, no próximo sábado, dia 12 de dezembro,  mais um percurso pelo património bracarense, desta feita por uma seleção de sete obras-primas do barroco em Braga.
Esta iniciativa, tem início marcado para as 10h00, no largo de S. Paulo, junto à entrada principal da igreja do Seminário.

O objetivo desta visita guiada é dar a conhecer algumas das obras mais originais da expressividade barroca na arquitetura religiosa da cidade de Braga. O barroco foi o estilo artístico que mais deixou a sua marca na fisionomia de Braga, compreendendo âmbitos sociais distintos e facetas diversas, que vão desde o maneirismo até ao rococó. Em Braga muitos elementos poderiam ser destacados. Escolhemos sete, procurando as diferentes tipologias de objetivar esta arte, nomeadamente a escultura e a pintura.
Nesse sentido, esta visita guiada vai permitir observar as esculturas dos Evangelistas da igreja de S. Paulo, o retábulo-mor da igreja da Misericórdia ou o órgão de tubos da Sé, contando ainda com paragens junto do tecto da igreja do Salvador, do túmulo de S. Marcos ou do púlpito da igreja da Penha de França. A visita culminará junto dos magníficos painéis azulejares da igreja de S. Victor.

Esta iniciativa tem ainda uma vertente solidária, já que os participantes serão convidados a trazer uma garrafa de azeite, que será posteriormente doada à Comissão Social de S. Victor com o objetivo de compor os cabazes de Natal que são entregues às famílias mais carenciadas. Trata-se de uma forma das associações se associarem à Missão Põe Azeite 2015 que tem sido levada a cabo pelo Grupo Coral de Guadalupe.

Demais informações estão disponíveis nos sites da JovemCoop e da Braga +, ou nas respetivas páginas do facebook.